|
1 |
Total de visitas: 2396
IBGE revisa o crescimento da economia em 2013 para 2,5%
Divulgação anterior falava em alta de 2,3% frente ao ano anterior.
Instituto mudou o cálculo do PIB por alteração em pesquisa industrial.
Após revisões no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país, o crescimento da economia brasileira foi maior do que o divulgado inicialmente. A alta em comparação ao ano anterior passou de 2,3% para 2,5%.
O novo dado foi informado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30).
A alteração se deve à mudança na Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF), que passou a incorporar novos produtos, como tablets e biodiesel, e perder outros. O número de produtos pesquisados passou de 830 para 944.
O setor industrial responde por cerca de 15% do PIB, de acordo com o órgão.
“Mesmo com essa reformulação da PIM-PF, as explicações para o crescimento de 2013 continuaram inalteradas. Teve uma mudança pequena nos dados, mas não mudou em nada a lógica”, afirma Rebeca Palis, gerente de Contas Trimestrais do IBGE.
Segundo a revisão, o resultado do PIB no quarto trimestre do ano passado ficou em 0,4%, em comparação com os meses de julho a setembro. No reportado inicialmente, o avanço havia sido de 0,7%.
Em relação ao crescimento do terceiro trimestre de 2013, a taxa foi revisada de -0,5% para -0,3%. Quanto ao segundo trimestre, o número passou de 1,8% para 1,6%. No primeiro, era 0,0% e passou a ser 0,4%.
Em relação ao mesmo período no ano anterior, o quarto trimestre de 2013 registrava alta de 1,9% e passou a apresentar 2,2%. No terceiro trimestre, era de 2,2% e passou a ser 2,4%. Já no segundo, era 3,3% e mudou para 3,5%.